O que estudar para o Enem
Saiba as matérias do Enem e confira o que estudar para a prova do Enem
O que realmente é importante para o Enem é a capacidade de ler e de interpretar do aluno, então decorar realmente não ajuda muito, porque nas provas do Enem os temas sempre são abordados de uma maneira que o candidato seja forçado a demonstrar o que ele realmente aprendeu durante sua vida estudantil. Ou seja, não é só decorar uma fórmula ou outra, tem que saber pra que ela serve e como deve ser usada.
Mas o que estudar para Enem?
Se o nome é Exame Nacional do Ensino Médio, nada mais coerente do que estudar as matérias do Ensino Médio, isso é muito abrangente, mas é a realidade, as questões do Enem abrangem vários temas em apenas uma questão.
Estude bastante as Matérias do ensino médio dando um destaque maior para os conteúdos das seguintes matérias: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Língua Estrangeira, etc. Se você tem uma boa bagagem sobre essas matérias que aprendeu no ensino médio, é bom dar uma “repassada”, lendo e fazendo exercícios para refrescar a memória e assim ficar mais afiado para no momento da prova não “dar branco”.
Outro ponto importante na prova do Enem e que pesa bastante no resultado final, são as redações do Enem que valem muito! Portanto estude bastante as técnicas de como fazer uma boa redação para o Enem e fique por dentro de todos os assuntos da atualidade que envolvem política, economia e meio ambiente, pois certamente a redação do Enem exigirá o conhecimento sobre um desses assuntos.
Dicas de Português para o Enem
Algumas faculdades utilizam a nota do exame como parte da média total, juntamente com a média obtida no vestibular respectivo ao ano em questão. Outras aceitam alunos somente pelo desempenho do ENEM, tomando a nota como média geral.
O conhecimento adequado da língua portuguesa é essencial para que o aluno realize uma boa prova. Questões de português constituem boa parte do exame, sem falar na redação, onde é preciso muita técnica e atenção para fazer algo realmente bom.
Existem algumas dicas importantes, que o estudante pode levar em consideração para ter um bom desempenho nas partes da prova que exigem conhecimentos da língua portuguesa. Seguem algumas delas.
Como todos devem imaginar, uma dica que não pode faltar quando o assunto é português é o exercício da leitura. Ler é a melhor maneira de conhecer e exercitar a língua. Muitas vezes, pessoas acostumadas a ler podem resolver questões tranquilamente, sem sequer saber direito as regras, apenas lendo as questões e avaliando-as pelo conhecimento que possuem.
Quando falamos em redação do Enem, ler bastante não é o suficiente. Para escrever um bom texto, é preciso saber argumentar e, além disso, saber defender os próximos argumentos com outros ainda melhores. Difícil? Nem tanto. Tudo requer prática, atenção e estudo.
Apesar do que foi falado acima, a respeito da leitura, estudar as regras gramaticais também é de extrema importância, tanto para escrever uma boa redação, como para conseguir resolver algumas questões nesse segmento.
Outra dica crucial é treinar bastante a interpretação de texto. Saber procurar respostas e entender o que lê é fundamental para resolver vários exercícios.
Saiba como conseguir uma boa nota no Enem
Palavra de quem tirou uma nova excelente no ENEM: Não adianta querer aprender tudo no último ano do ensino médio. Se você quer sair direto do Ensino Médio pra tão sonhada faculdade, pode absorver o máximo que puder de conhecimento durante esses três preciosos anos. Muita gente reclama da nossa educação fraca, mas, você estará competindo, geralmente, com gente que teve o mesmo tipo de educação que você. Afinal, quem teve educação particular, não pode participar do ENEM, senão através da modalidade “livre concorrência”, que é um pouco mais apertada.
Confira a seguir algumas das melhores dicas para mandar bem no Enem e ser aprovado.
Dicas para ir bem no Enem Dicas para ir bem no Enem
Para se dar bem antes e depois da prova do Enem o candidato deve dar uma revisada nas matérias que foram estudadas durante o ensino médio, nada de querer decorar tudo, mas ler com atenção e se interessar em aprender ajuda bastante.
É legal também fazer exercícios de simulados e de provas já aplicadas no Enem, para que o candidato vá se acostumando com o tipo de prova que vai ter que encarar. Interpretar bem os textos é uma ótima ferramenta para se dar bem na prova, pois os exames do Enem são famosos por suas páginas e páginas de questões com extensos textos.
Para o dia da prova do Enem é importante chegar ao local com antecedência evitando correria e nervosismo, levar uma garrafa de água e um biscoito para dar uma beliscada durante a prova e enganar o estômago também funciona.
Habilidades e Competências Enem
Testando suas Habilidades e Competências – é assim que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) junto com o MEC avalia os estudantes que realizam a prova anual. Esses critérios, explicados pelo MEC são fundamentais, pois as Competências significam modalidades da inteligência que cada ser humano usa para estabelecer as relações com as coisas que desejamos conhecer e quanto às Habilidades, essas são já as Competências adquiridas, estando elas ligadas diretamente ao “saber fazer”, a execução. Vamos conhecer quais são as Habilidades e Competências que o Enem usa para definir os seus aprovados.
Enem Habilidades e Competências
Pessoas do meio da educação e de avaliação de provas lembram que mesmo conhecendo quais as Habilidades e Competências que o Enem usa, não é possível estudá-las como meio de se dá bem nas provas, já que essas competências e habilidades vêm da formação educacional e intelectual de cada um.
Confira abaixo as cinco Competências que são cobradas pelo Enem, de acordo com elaboração de especialistas e de cursinhos:
I- Dominação de linguagens;
II- compreensão de fenômenos;
III- saber enfrentar situações-problemas;
IV- construção de argumentações;
V- elaboração de propostas de intervenção solidária.
Agora, confira as 21 Habilidades que são cobradas pelo Enem:
1- Compreensão e utilização de variáveis;
2- compreensão e utilização de gráficos;
3- análise de dados estatísticos;
4- saber inter-relacionar linguagens;
5- contextualização da arte e da literatura;
6- compreensão das variantes linguísticas;
7- compreensão da geração e o uso de energia;
8- compreensão da utilização dos recursos naturais;
9- compreensão da água e sua importância;
10- compreensão das escalas de tempo;
11- compreensão da diversidade da vida;
12- utilização de indicadores sociais;
13- compreensão da importância da biodiversidade;
14- conhecimento das formas geométricas;
15- utilização das noções de probabilidade;
16- compreensão das causas e consequências da poluição ambiental;
17- entendimento dos processos e implicações da produção de energia;
18- valorização da diversidade cultural;
19- compreensão diferentes pontos de vista;
20- contextualização de processos históricos;
21- compreensão de dados históricos e geográficos.
Conhecendo agora as Habilidades e Competências do Enem, fica mais fácil para que o estudante se esforce mais em saber não só dos conteúdos das disciplinas, mas também de conteúdos de assuntos gerais.
Professores do Anglo e Objetivo indicam 100 temas que podem cair no Enem
Olhar para o tema da prova de redação e não conseguir ter uma
ideia para começar a escrever. O que se deve fazer quando a inspiração
não vem? A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) difere-se da
redação proposta nos vestibulares tradicionais, e requer que os alunos
demonstrem uma visão crítica da realidade.
Confira 100 temas mais prováveis que podem cair na redação do Enem
2012. Os temas foram sugeridos pelos professores Francisco Platão, da
rede Anglo de São Paulo, e Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista.
Aproveite para treinar os seus argumentos e ficar mais confiante e
apto no dia do exame. Busque referências e informe-se sobre os assuntos
da atualidade. O Enem sempre explora em sua prova de redação os assuntos
que os alunos vivenciaram, além de pedir uma solução acessível para a
realidade brasileira. “As ideias que o aluno vai imprimir no texto serão
a sua marca na redação”, afirma Cida Custódio.Vale lembrar que, antes de começar a redação, o estudante deve fazer uma leitura direcionada do encaminhamento da banca avaliadora para identificar o que ela espera do texto. É por isso que saber organizar as ideias antes de escrever é o ponto inicial de qualquer texto. Esse é o momento em que o aluno seleciona o propósito da sua redação, e consequentemente, os argumentos mais fortes que ele vai trabalhar no texto. “Infelizmente na hora da prova as ideias não aparecem organizadas, e escrever vira uma tortura para muitos alunos”, afirma o Francisco Platão.
A dica é prestar muita atenção no tema proposto e desenvolvê-lo de maneira coerente e coesa para não mudar a ideia principal. Cuidado para não fazer a prova focado somente em um assunto específico. Ter noção sobre o tema é importante para que o estudante saiba se posicionar e ajuda (muito) na argumentação.
100 temas que podem cair na redação do Enem 2012:
1. Novo Código Florestal
2. Conferência do Rio+20
3. Construção de usinas hidrelétricas na Amazônia
4. Plano Nacional de Energia
5. Sustentabilidade
6. Lixo
7. Economia verde
8. Fontes de energia
9. Cyberbullying
10. Violência contra professores
11. Papel dos professores em sala de aula
12. Comportamento do motorista brasileiro
13. Falta de educação no trânsito
14. Imprudências no trânsito
15. Número de jovens envolvidos em acidentes de trânsito
16. Causas que mobilizam os jovens no Brasil
17. Efeitos do Bullying na vida de uma criança
18. Lei que favorece o sujeito que dirige alcoolizado
19. Falta de blitz para a Lei Seca
20. Não funcionamento do projeto Ficha Limpa
21. Benefícios da prática esportiva para o indivíduo e para a sociedade
22. Comissão da verdade
23. Eleições municipais 2012
24. Educação: princípio para a igualdade social
25. Olimpíadas Brasil 2016
26. Copa Brasil 2014
27. Ascensão Feminina
28. Olimpíadas de Londres 2012
29. Primavera Árabe
30. Desaparecimento das boas maneiras (educação)
31. Terceirização da educação básica
32. Catástrofes naturais
33. Brasil no cenário internacional
34. Crise econômica mundial
35. União civil homossexual
36. Comportamento perigoso do motorista brasileiro
37. Falta de credibilidade do voto
38. Importância do esporte para resgatar jovens da marginalidade
39. Desigualdade de gênero
40. Violência no futebol
41. Marcha da Maconha
42. Greves de setores essenciais para a sociedade
43. Descriminalização das drogas
44. Cotas universitárias
45. Sexualidade do jovem brasileiro
46. Delinquência juvenil
47. Supervalorização da beleza física
48. Concentração de renda
49. Ascensão da classe C
50. Movimento S.O.P.A – Lei de Combate à Pirataria Online
51. Desgaste da imagem política
52. Julgamento do Mensalão
53. Movimento OWS Occupy Wall Street (‘Ocupe Wall Street’)
54. Marcha contra a corrupção 2012
55. Marcha das Vadias
56. Manifestações: “Mamaço 2012″
57. Postura individualista dos jovens
58. Construção da usina de Belo Monte
59. Acidente nuclear no Japão
60. Brasil: busca por vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU
61. Crise na Grécia
62. Participação da Venezuela no Mercosul
63. Monarquia Constitucional
64. Processos de nacionalização de hidrocarbonetos em países latinos
65. Evolução da sustentabilidade
66. Contrabando de armas
67. Centenário de Jorge Amado
68. Viver em harmonia
69. Mercado paralelo de armas
70. Consumo sustentável
71. Direitos e deveres do cidadão
72. Sustentabilidade e urbanização
73. Protestos do Femen
74. Produção de energia hidrelétrica no Brasil
75. Guerra das Malvinas
76. Ensino interativo online
77. Reprovação e abandono escolar
78. Intervenção do Estado em hábitos culturais
79. Criminalidade e agressão dos jovens
80. Homofobia e direitos dos homossexuais
81. Poder transformador da internet
82. Fatores que levam uma pessoa a ser vítima de bullying
83. Direitos reprodutivos da mulher
84. Interferência dos professores na educação
85. Questões indígenas no Brasil
86. Massacre de Realengo (RJ)
87. Massacre na escola de Columbine (EUA)
88. Justiça restaurativa
89. Onda de imigração no Brasil
90. Terremoto no Irã
91. Novas formas de trabalho
92. Carro: instrumento vulnerável
93. Falta de respeito com os ciclistas
94. Bullying Físico
95. Falta de incentivo ao esporte
96. Inclusão social dos deficientes
97. Alto índice de gravidez na adolescência
98. Bullying Verbal
99. Policiais não preparados para combater o crime
100. Transtornos psicológicos sofrido pelos jovens
Fonte: Universia Brasil
Publicado originalmente em: Professores do Anglo e Objetivo indicam 100 temas que podem cair no Enem | Vestibular no Pará | você passa primeiro aqui
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COMO ESTUDAR:
A PRIMEIRA COISA A FAZER ANTES DE COMEÇAR A ESTUDAR É ORGANIZAR TODOS OS SEUS MATERIAIS.A ORGANIZAÇÃO É IMPORTANTE PORQUE AJUDA VOCÊ A SE 'ACHAR' DENTRO DO AMBIENTE E ESPAÇO QUE VOCÊ DETERMINOU PARA SEUS MOMENTOS DE ESTUDO.OS LIVROS,OS CADERNOS,AS CANETAS,OS LÁPIS, APONTADOR,BORRACHA,RÉGUA E OUTROS EQUIPAMENTOS DEVEM ESTAR AO ALCANCE DAS MÃOS PARA FACILITAR SUA PRODUTIVIDADE
Como é a prova do Enem?
O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia de aplicação do exame, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.
O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia de aplicação do exame, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.
No segundo dia, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e
suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração
de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das
provas.
O que a prova do Enem tem de diferente de outros vestibulares?
O Enem usa a metodologia da TRI (Teoria de Resposta ao Item). Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir. A correção avalia as habilidades de cada candidato e não depende apenas do número de acertos e erros do estudante, como nos vestibulares tradicionais, mas do nível de dificuldade de cada item.
Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e,
portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice
de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na
nota final do candidato. Dessa forma, dois participantes que acertaram o
mesmo número de itens poderão ter médias finais diferentes, dependendo
do nível de dificuldade de cada uma dessas questões.
A redação do Enem tem alguma particularidade?
As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências:
1) Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
2)Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3)Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4)Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5) Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Notas do exame
Quando sai o gabarito das provas do
Enem?
Os gabaritos do Enem serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Como eu sei qual minha pontuação no Enem?
Os candidatos poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2012, em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem .
Os candidatos poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2012, em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem .
Se eu não concordar com minha nota, eu posso reclamar?
O edital prevê que os candidatos poderão requerer vista de suas provas, exclusivamente para fins pedagógicos, após divulgação do resultado. O documento não prevê recursos contra os resultados.
Se eu já estiver na faculdade e quiser participar do Ciência
sem Fronteiras, posso fazer o Enem 2012 para melhorar minha pontuação e
participar do programa?
Sim, a seleção para o Ciências sem Fronteiras é feita com base nas notas do Enem.
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Lev Vygotsky
O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu há mais de 70 anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo o Brasil. "Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea", diz Teresa Rego, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Ela ressalta, como exemplo, os pontos de contato entre os estudos de Vygotsky sobre a linguagem escrita e o trabalho da argentina Emilia Ferreiro, a mais influente dos educadores vivos.
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A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Surge da ênfase no social uma oposição teórica em relação ao biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), que também se dedicou ao tema da evolução da capacidade de aquisição de conhecimento pelo ser humano e chegou a conclusões que atribuem bem mais importância aos processos internos do que aos interpessoais. Vygotsky, que, embora discordasse de Piaget, admirava seu trabalho, publicou críticas ao suíço em 1932. Piaget só tomaria contato com elas nos anos 1960 e lamentou não ter podido conhecer Vygotsky em vida. Muitos estudiosos acreditam que é possível conciliar as obras dos dois.
Continue lendo
- 1O teórico do ensino como processo social
- 2Relação homem-ambiente
- 3O papel do adulto
- 4Biografia e contexto histórico
Grandes pensadores
Biografia e pensamento de educadores que fizeram história, da Grécia Antiga aos dias de hoje, organizados por ordem alfabética de sobrenome
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